Pages

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Está tudo bem ??

Percorremos com passos apressados os caminhos e destinos que temos obrigatoriamente que seguir, somos quase que obrigados a cumprir horários, normas, procedimentos e princípios que perante a sociedade são os mais correctos mesmo que isso não indique que seja o mais justo.
Fazemos as coisas quase que mecanicamente, damos justificações mesmo que não nos sejam pedidas e mesmo assim na maior parte das vezes... interpretamos as coisas ao nosso jeito sem que vejamos pela lógica ou pelo outro lado da "coisa".
Somos injustos, somos pecadores, somos errantes e críticos até na nossa própria vida.  
E a população segue-nos... Se um carro segue por um atalho porque supostamente é mais perto, nós confiamos e vamos também. Se alguém nos informa que o multibanco está fora de serviço, nós damos meia volta e procuramos um mais próximo. Se... todos falam verdade nós confiamos. Então e o que nos faz confiar num estranho?! Nada!!! Mas parece bem e o nosso vizinho do lado também o faz.
Faz parte dizer o "bom dia" e o "boa tarde" da praxe e a maior parte dos desconhecidos educados responder com a mesma expressão... mas porquê?! Lá está... porque parece bem, porque o fazemos como se fosse uma frase memorizada nos cérebros ocupados com outras coisas com muito mais fundamento.
Mais grave é quando nos perguntam seguidamente o típico "Está tudo bem?"... e nós respondemos com outra pergunta: "Sim... e contigo?". E o que surge daí?! Nadinha. É o chamado "dialogo dizem que sim". 
Ora... daqui tiro duas conclusões: 
1 - Quando esse "dialogo" é com uma pessoa que até nem nos é nada = Não é grave.
2 - Quando esse "dialogo" é com uma pessoa que até é amiga = É muito grave.
E digo isto porque passando a explicar a minha ideia... é o seguinte: Ora... Quando fossemos a responder sinceramente se estava tudo bem ou não, saberíamos que essa pessoa nos ouvia e que com o mínimo interesse até nos tentava animar... isto... se fosse realmente nossa amiga. Whatever.
Isto tudo para dizer que quando as pessoas gostam de nós, não precisam sequer utilizar essa pergunta pois notam-nos... sentem-nos... e querem-nos ver bem. Acima de tudo acompanham-nos e recordam o que um dia também já fomos para elas e com elas.
Lembro-me de um telefonema que fiz no sábado... à minha prima Catarina. 
A Catarina foi sem dúvida, a minha confidente e melhor amiga no último ano e confesso que senti uma saudade daquelas que chega a doer com a ausência de palavras. 
Telefonei-lhe para saber como estava e a resposta foi: "Está tudo bem. Queres uma gripe?" - Disse-lhe que não e até referi que me lembrei dela por causa de uma música e que tinha sentido saudades do tempo em que cantávamos euforicamente essa mesma música no meu carro durante as nossas viagens. Falou-me de "um dia destes" combinarmos um café e eu como o bom educado apenas me limitei a responder: "Ok. Então depois diz-me que eu vou", e pronto... nem 2 minutos de chamada e estamos conversadas. Desliguei o telefone e ainda fiquei uns bons 3 minutos a olhar para ele... a pensar nem sei o quê. Sei que me senti aliviada... sei que fiz aquilo que o meu sentimento pedia... e acima de tudo... sei que fiz aquilo de forma sincera. 
Depois surgiu um "Obrigada" e a vontade passou... o entusiasmo passou e troquei o cd do carro. 
Se me tivessem perguntado naquele momento: "Está tudo bem??" tenho a certeza que no mínimo responderia: "Está... Está tudo óptimo." e no meu pensamento corria o discurso ausente que teria para uma pessoa supostamente amiga em que confessava que não sou o que querem de mim... sou unicamente o que quero eu própria. Sou a rapariga das confissões que foram ouvidas e ajudadas, sou a rapariga que tentou muitas vezes devolver um sorriso quando era difícil, sou a rapariga presente do passado, sou a rapariga que acompanhou e nada reclamou e fui amiga nas horas boas e nas horas menos boas. Isso não chegou?! Ok. Sigo o meu caminho, fico feliz com os "novos" presentes e que nunca lhe falhem nos "velhos" futuros.
Mas agora não pergunto se "está tudo bem???" porque já reparei que "sim... está do melhor". 




5 cores:

Anônimo disse...

Grande, grande verdade.

Marta disse...

Bom senti me um bocado do outro lado...
Pergunto se esta tudo bem, não que não o sinta...mas porque mo negas sempre.E sim sou Tua AMIGA...não porque esteja sempre presente mas porque te trago sempre comigo, me preocupo e porque te quero bem.Apesar do teu longo discurso...sei que tu mesmo que não estejas bem, és incapaz de te abrir. Não sou um estranho da tua vida...não me sinto como tal.Pergunto e volto a perguntar...porque o teu silencio me magoa, como se não fosse merecedora da tua confiança.Não quero saber dos procedimentos correctos da sociedade...não o faço por clichê...faço o porque me preocupo.E tu divagas porque na verdade a intimidade te assusta, porque te habituas te a viver nesse teu mundo quase impenetravel...porque perdes te a capacidade de confiar...
Continuo aqui á espera para ti, para um café que pode já ficar marcado, para um telefonema que pode levar horas(nem pagamos)...porque eu tenho todo o tempo do mundo para ti minha querida.

Já te disse e volto a dizer...és peça chave da minha personalidade...foi com muitos pedaços de ti que ela foi construida...tu fazes parte de mim.

Beijo grande.

Marta

Anônimo disse...

E sabes o que prova isso? Que não tens de te preocupar com ninguém. As verdadeiras amizades não são daquelas que vêm e vão, são as que ficam.
Já te tinha falado sobre isto por acazo ontem e é o que eu te digo. Olha o meu lema. LOL. Ah e sim repareu naquilo. (e isso não comento).


Bj

Anne R. disse...

Mêmo a sério. Ahahahah.

Anônimo disse...

"não sou o que querem de mim..."