Pages

domingo, 2 de novembro de 2008

Sou... mãe.




Sou mãe… Sou mulher a tempo inteiro e trabalhadora das 9.30 às 18.30. Sou dona de casa, sou filha, sou vizinha e sou amiga.

Se tivesse de dizer qual destas tarefas é a mais complicada, não teria dúvidas em responder: “Ser mãe… Ser mãe solteira… Ser mãe sozinha”.
A maternidade fez-me valorizar o facto que hoje em dia, “escolhemos” o nosso companheiro e também o pai dos nossos filhos.
Eu tive a sorte de ter um namorado fantástico. Amei-o mais que a mim própria. Admirei-o… até ao fim.
A nossa filha nasceu e ele desapareceu. Aquela pessoa que vivia e lutava diariamente comigo… simplesmente deixou de ser a pessoa por quem outrora me apaixonei. Os ciúmes, a ausência e a falta de diálogo ditaram o final e embora o amor permanece-se igual… fomos incapazes de lutar pela relação.
Falo no plural porque sei que também eu tive culpa. Falo porque sei que não sou perfeita e também errei em determinadas situações na nossa relação.
Separamo-nos… e doeu tanto.
Não lamento o facto de o ter conhecido, nem me arrependo do tempo dispensado com esta relação… Lamento sim… a ironia com que falo do pai da minha filha. O pai no papel e não… o papel de pai.
Um senhor que a minha filha não vê há já uns 5 meses e que não telefona há 1 mês e tal.
A minha filha começa a entender… Começa a perguntar… e cá estava eu a tentar amenizar as coisas de forma a que tudo parecesse “normal”.
“Papá foi para o Algarve ganhar dinheirinho para comprar coisas bonitas à Íris” – Dizia eu. Cansei. Cansei de mentiras e de falsas expectativas.
“Papá nem se lembra de ti, minha filha. Papá nem responde à mamã no MSN. Papá tem namorada nova e quer brincar com essa novidade.” – Sim… Era isto que me apetecia dizer, mas não o faço. Não fui educada a criticar as atitudes dos outros e muito menos a fugir das minhas responsabilidades. Não o faço porque respeito a família dele e porque apesar de tudo… ele é o pai da minha filha.
E há algo mais triste que um pai não recordar a filha ? E há algo mais doloroso do que não ter com quem partilhar a educação dela, as brincadeiras, as conversas e o crescimento dela ? Não!!
O pai da Íris aceitou um trabalho no Algarve argumentando que era bem remunerado, um mês depois despediu-se. Pedi-lhe para voltar… Pedi-lhe para sermos uma família “a sério”… Não quis. Disse simplesmente que não deixaria o orgulho para trás.
Ok. O orgulho deve ser coisa importante. O orgulho ultrapassa a família. Foi bom saber isto. Foi ainda melhor… receber 50 euros no mês passado, depois de quatro meses lá em baixo supostamente a trabalhar.
Mas são esses 50 euros que pagam o afecto à minha filha ? É esse dinheiro que responde a todas as perguntas que ela me faz sobre o pai e que nem eu sei responder ?
Não. Não preciso duma merda de 50 euros para me calar a boca… porque tu que és pai dela… desde que lhe desses atenção e tentasses ser um pai presente… eras uma pessoa muito mais rica e feliz.
E queres saber porquê ?!
Porque não existe maior riqueza e maior felicidade que ter um filho do nosso sangue, criado com jeitos dos dois e pedaços de nós.
Agora sou mulher… Sou mãe… Sou feliz.



9 cores:

Anônimo disse...

é assim mesmo caralho!!

(deu ma libre de me cruzar contigo na rua!! tou fodido!! ahah)

Jazz disse...

Forte, muito forte...

Por momentos senti-me pobre, muito pobre...

pepa disse...

Não é fácil tirar ideias positivas de contextos negativos!
Dá-lhe!

TosseComvalsa

Jakk disse...

Agora vou-me repetir...o bem que o mal nos faz!
Uma vénia! MULHER a passar :)

Anônimo disse...

Jakk,

Sò fizeste vénia à MULHER ?!... E à MÃE ?!... :)

Bjs às RITINHAS...

Anônimo disse...

Ó coisinha mais linda da Mamã!!! ;)

Jakk disse...

Uma mulher MÂE. Só faz dela mais mulher!

Anônimo disse...

...venho tarde....um pouco tarde...como sabes amiga...tou ao teu lado...e estarei sempre...não precisei que me pagasses um café ...ou que me elogiasses em frente alguma "loirinhA" para ela reparar em mim...não precisei de uma caricia tua não precisei de promessas de nada...para te fazer entender que eu estou aqui sempre...e espero por ti. apoio ao máximo todos os teus actos, mesmo quando te xateias comigo sem razões quando me xamas...extúpido...estarei sempre aqui...porque adoro a tua maneira de pensar..a tua maneira de agir e de enfrentar tudo e todos...provavelmente eu na tua situação ja não estaria cá....eu não sou forte como tu...admirote e admiro a forma como vences constantemente todas as batalhas que enfrentas....mas cuidado porque a vida é feitas de batalhas a vida infelismente nós humanos tornamula numa guerra...a medida que lei-o o teu blog....e que saboreio as nossas conversas.....venéro a tua persOna...cada vez mais.



p.s-> desculpa os erros e abreviações tou no trabalho....escrevo para entenderes e não para ser avaliado com um test de escrita.beijinho para sempre <3

kamel disse...

Na tacha, sempre lutadora! Admiro-te miuda, so te conheco ha uns poucos de dias mas percebi muita coisa . . .

Kiss