Pages

sexta-feira, 27 de março de 2009

Envelhecer.

Já imaginaram como serão quando forem velhos?
Eu às vezes penso nisso e agora ainda mais desde que trabalho maioritariamente com idosos.
Tem graça as voltas que a vida dá...levamos o dia-a-dia numa correria para quando chegarmos a velhos ficarmos com tempo de sobra.
É assim que eu os vejo...com tempo de sobra, sem saberem bem o que fazer desse mesmo tempo. Apenas ficam por ali à espera da hora das refeições e depois...depois nada. Já não há sítios para ir, compromissos e horários a cumprir. Então dorme-se, para passar o tempo.
Existe uma velhinha que me visita frequentemente e deixa-se ficar sentada, sossegada, sem pressa de sair dali. No outro dia fiquei com lágrimas nos olhos por causa das parecenças dessa velhinha com a minha avó que já faleceu, mas não lhe disse nada, claro… nem ela ia entender.

(Acho que nem eu própria saberia definir o que sentira naquele momento em que recordava a minha infância. Talvez fosse como que obrigada a imaginar como seria se ela ainda cá estivesse entre nós).

Hoje, estava eu ao pé dela, agarrou-se à minha mão e disse à velhinha do lado: " Esta é a minha neta… a fingir."


Obrigada avó Bá por me fortaleceres com estes pequenos... mas tão grandes sinais.
(e faz hoje mais um mês...)

5 cores:

André disse...

É verdade sim..
lindo ver que te preocupas cm eles
visto que hj os velhinhos são tratados cm lixo, ignorados pela sociedade sendo tratados sem qualquer valor..
o que vale e que ainda temos pessoas cm neste mundo cad vez mais podre em sentimentos..
espero que tenhas nocão que tbm
fazes essa senhora mt feliz, pois
são estas pequenas coisas que nos
fazem ca andar dia a dia, sentimentos...
és um orgulho para mim bébé..
so mostra que nunca me engano a teu respeito e que es uma pessoa por demais mesmo..
obrigado por teres entrado na minha vida..

Adoro-te


André

Jakk disse...

E será que aquele fogo que arde por dentro sem se ver, se apaga! E ficamos em paz interior!?!?

Anônimo disse...

Se existe coisa mais certa para além do nascimento, é a sua conclusão. Acredito que todos nós vimos com uma missão... assim que a missão é cumprida, partimos.. não sei bem para onde.
Quando a partida é de entes queridos... começam os porquês e interioriza-se a revolta... Meu Avô, meu Pai:
Porquê naquela altura, quando mais me fazia falta.. era o pilar da familia. Em qualquer tempo é complicado, mas na adolescência, é mais uns porquês sem resposta.
Facto.. ser revoltoso, mas temos de lutar no sentido da aceitação.. Ainda hoje luto... passados +-16 Anos.
Haverá sensação mais agradável, que vêr um(a) Bisavô(ó) dar mimimos á sua(eu) Neta(o) ?
Pois penso que chegará a minha altura se assim estiver "escrito", não penso em mim, mas sim naqueles que agora o são... se assim o semear, seguro que assim colherei.
JD

Anônimo disse...

ya..

JP disse...

Rita... sem dúvida que esta tua experiência te faz crescer... mas o mais interessante é conseguires perceber no teu interior e mostrar aos outros o que aprendes com as experiências que vivencias...

Continuo a achar que não me engano a teu respeito... és uma menina e tanto...

Beijo
João