Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rodrigo... e agora?

Rodrigo, 28 anos e uma vida tão simples como a localidade que o viu crescer.
Era um rapaz que dedicava grande parte do tempo à igreja e à arte floral e que até contou com o meu convite para a decoração da igreja em conjunto com a minha amiga Filipa aquando o batizado da Íris.
Elogiei-lhe o jeito para a arte floral e havia dias em que ia até ao meu trabalho para dois dedos de conversa, sendo que desta forma me punha a par das novidades.
Rodrigo dava catequese a uma meia dúzia de miúdos e tinha noutros tempos acompanhado mais alguns na colónia de férias... pelo que sei.
Começava então uma sexta-feira e deparo-me com isto...
Primeira reação: Choque.
Segunda reação: Choque.
Terceira reação: "Não é Rodrigo que conheço..."
As bocas falavam baixo e disfarçadamente. Os jornais esgotaram... os telefones começaram a tocar e as explicações não justificavam tal ato.
Rodrigo não podia agora justificar-se perante lobos que censuravam sem quês e porquês.
Fez capa de jornal pelo pior dos piores motivos. O caso aparece diariamente nos jornais, é comentado, é condenado, é criticado...
Chamam-lhe doença.
Doença no meu ver, é algo que pode ser tratado com medicação, que pode ser controlada...
E agora penso que até a palavra pedofilia é pesada, é feia... por algum motivo. O motivo pelo que esta palavra "transpira" medo, receio, desconfiança, nojo e raiva.
Mas Rodrigo confessou o quê?? Que abusou de crianças que são "abandonadas" pelos pais? Crianças que fumam, possivelmente se drogam e são deitados para a rua ao amanhecer?!
Podemos imaginar o quanto deve ter custado ao Rodrigo passar por tudo isto?! Porque isto doi... porque isto deixa marcas.
Deixem-se de julgamentos. Por vezes são pedras mandadas aos próprios telhados de vidro.
Enfim...
Rodrigo chorou e dizem eles que confessou e agora irá ser julgado pelo que fez. O choque continua e as expeculações aumentam com o avançar das (poucas) notícias.
E eu que dias atrás a propósito do Rodrigo, tinha comentado com a minha amiga Ângela "Eu cá gosto do Rodrigo, apesar do que possam dizer dele... eu gosto dele".

* Importante referir que nesta altura merecem todo o nosso apoio e respeito, os pais do Rodrigo (D. Judite e Sr. António José), seu irmão (Dionísio) e restante família.

3 cores:

Anônimo disse...

Um bonito e simples texto para descrever tamanha barbaridade. Eu conhecia-o de vista e até podia nem o conhecer, porque a minha reacção é de revolta.
Força aos pais e aos miúdos.

Parabéns a ti Rita por continuares a escrever tão bem e por seres uma pessoa tão querida, bonita e humana.

Vera.

carlos valada disse...

Rita a tua reacao foi a minha.enorme choque. Faco tuas as minhas palavras. Um enorme abraco a todas as criancas envolvidas.
Carlos Miguel Valada

LETA BRAZ disse...

NAO O CONHECIA E NEM PRECISAVA.. PARA TER O MEU DESPREZO COMO SER HUMANO... APESAR DA VIDA DAR MUITAS VOLTAS TAL COMO SE COMENTOU QUE FICOU MUITO AFECTADO PSICOLOGICAMENTE DESDE QUE A SUA NAMORADA MORREU DE UM ACIDENTE E ELE NUNCA MAIS TER CONDUZIDO... OS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS TRATAR-SE NOS MÉDICOS,, NAO É GANHAR COMPORTAMENTOS DESVIANTES E SER AS CRIANÇAS A PAGAR POR ISSO. A HOMOSSEXUALIDADE NAO É UMA DOENÇA, ABUSO DE CRIANÇAS E SEM O SEU CONSENTIMENTO JA É CRIME !!!! TEM DE SER PUNIDO... PARABÉNS A CORAGEM DE UMA CRIANÇA PARA O DENUNCIAR... TODOS NÓ SABEMOS QUE AS CRIANÇAS MENTEM, MAS TAMBÉM COM TANTA INFORMAÇÃO ADMIRA-ME PAIS QUE SE DIZEM PAIS NAO ESTAREM ATENTOS AS PROBLEMAS QUE AS FILHOS LHES PARTILHAM!!!! AS TELENOVELAS, A BOLA, A ROUPA PARA PASSAR E LAVAR E FALAR MAL DA VIZINHA SÃO PROBLEMAS MAIS IMPORTANTES PARA SEREM RESOLVIDOS!!! AGORA O MEU RESPEITO PELOS PAIS DO RODRIGO.DEVEMOS DE OS APOIAR POIS NAO TEM CULPA DO QUE O FILHO FEZ!!!